quarta-feira, 4 de abril de 2012

With Arms Wide Open

Hoje levantei cedo como de costume, mas tive que esperar até as 9h para a chuva parar de cair. Ontem a noite quando eu voltava - do boteco - para casa, do nada começou a chover e não parou mais e da mesma forma hoje, do nada, parou e já abriu sol!
Sai para rua, socializei um pouco, conversei com um "lote" de pessoas, e fui para os lados dos quiosques na beira mar proximo ao porto. Eu estava lá sentado a mesa selecionando algumas fotografias e tentando conversar com a Giovanna, a piu bella de duas italianas que estão aqui e que também fala com as mãos - achei que eram só os gringos do sul que faziam assim - depois de alguma "conversa" e muitas fotografias descartadas - de cada 10 fotografias que eu tiro, aproveito uma! - ela me pergunta come si fare questo? - ela carrega um equipamento fotográfico semelhante ao meu e não tira uma fotografia que preste! -, sem pensar eu respondo, - feeling ! Uma senhora simpaticíssima, uma nativa Rapa Nui de semblante enigmático que estava servindo a mesa fala algo assim "Solo una persona lena de sentimientos es capaz de fotografiar bien, pintar y tambien cantar!", e mais alguma coisa que eu não compreendi, acho que era em Rapa Nui...

Saindo do quiosque peguei o carro e me larguei para ou outro lado da ilha - levei um camarada Sueco como copiloto e fiz um off road esperto. Comecei meu roteiro pelo vulção Rano Raraku, que se encontra no noroeste de Hanga Roa, depois fui para Orongo, o antigo centro cerimonial onde se realiza a cerimônia de maior importância do 2° período da ilha - culto ao homem pássaro. Está localizado próximo à cratera do vulcão. Em Orongo existem 53 casas construídas com "louça" de pedra e eram usadas pelos que representavam as tribos durante as cerimônias relacionadas com a concorrência do homem pássaro. Em seguida cheguei ao Ahu Akiki - centro arqueológico do setor de Roihi. Lá estão as estátuas que representam os primeiros sete exploradores que foram enviados pelo rei Hotu Matua de Hiva com o objetivo de explorar a terra desconhecida.
Na sequencia acho que veio Te Pito Kura - o umbigo do mundo - possui uma pedra com a forma redonda e magnética, segunda a lenda pode-se fazer três pedidos enquanto você toca nela - Sandra, fiz o teu pedido, Thais não fiz um pra ti, mas fiz para o Murilo, e para não ficarem dizendo que eu só faço pelos outros, o terceiro eu fiz para mim!
Estive na fábrica também - depois eu comento quando conseguir publicar as fotografias - e em outros lugares, mas os mais legais são esses, e por fim parei na praia Anakena, com águas calmas e transparentes, com areias coralíferas, - odeio sol e praia, mas o lugar é muito bonito, amanhã retorno lá para fotografar e quem sabe, dar umas "braciadas" no Pacífico, de cuécas porque o grosso aqui não trouxe calção de banho!
Passei também pelo "pico" Vinapu, onde fica uma das 10 ondas apontada pelos surfistas como as mais mortais do globo. A onda tem o mesmo nome do lugar ou ainda Papa Tangaroa. Para entrar e sair dela é preciso passar por entre pedras, correnteza e precisa ter cuidado com os tubarões e ouriços! Eu não trouxe prancha então acho que vou de "jacaré" mesmo!
No final do dia parei no Ahu Akapu registrar o por do sol


Aqui é tudo de uma beleza singéla, a simpatia do nativo é nata, ninguém tentando te agradar - apesar de ser uma cidade turística, parece que esse é o comportamento natural deles -, estão sendo apenas eles. Todos tentando ganhar a vida, mas um serve ao outro, um ajuda o outro, todo mundo se conhece e se respeita - isso me fez lembrar de uma música.

I see skies so blue and clouds of white
The bright blessed days, the dark sacred night
And I think to myself, what a wonderful world
The colors of the rainbow, so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by
I see friends shaking hands, saying, "how do you do?"
They're really saying, "I love you"
What a Wonderful World - Louis Armstrong


Tocando no  Walkman


PS:
Sobre equipamento fotográfico.
Tanto o singular quanto o plural de Moai é Moai.

4 comentários:

  1. Tô aqui ecantada com teus coméntários Luciano, consigo imaginar o contexto através das tuas descrições. Queria saber mais detalhes do culto ao homem pássaro, referente aos significados para o nativo, achei isso fascinante!
    Essas tuas fotos estão muito bem elaboradas, além de mostrarem os lugares por onde tu andas, têm todo um outro sentido também, a expressão corporal revela muito sobre o estado de espírito da pessoa e essa sensação de liberdade que vc emana delas e o dizer não dito " estou feliz por estar aqui" fica nítido aos olhos do observador... Obrigada pelo pedido, não esquecerei disso...ahh cuidado com os tubarões e com a roupa de banho que for usar, estas podem ter um significado diferente para os nativos hehe... Vou ficar aqui torcendo para que a chuva não te atrapalhe mais... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra

    Aqui um pouco sobre a competição do homem pássaro: http://oa815.blogspot.com/2012/04/tangata-manu.html

    Não consigo publicar mais fotos, a conexão está muito lenta, principalmente hoje. Amanhã tento publicar algumas de Santiago.

    Esse lugar é fantástico, a população, o clima apensar de um pouco quente para o meu gosto é agradável..., se eu pudesse trazer as pessoas que eu gosto para cá, com certeza não seria nada difícil viver aqui!

    Estive perto dos tubarões durante o mergulho hoje a tarde..., o banho em Anakena foi de cuecas mesmo, bem cedo e além de mim havia apenas uma australiana do outro lado da praia...

    Choveu bastante durante a noite passada, mas parou antes das 6h, consegui pegar o nascer do sol e fazer um bom registro fotográfico.

    Tomara que o teu desejo se realize!

    bjs
    Luciano

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano
    Estou aqui acompanhado cada detalhe...
    Imagino o quanto tu deves estar encantado mesmo com o local, eu aqui do outro lado estou, isso que acompanho só pelas fotos e comentários, imagine estando "in loco"...
    Esse mergulho deve ter sido fantástico também, conseguistes alguém para fotografar?
    Agora esse banho de cuecas vai ficar na história né rsrs...
    Aqui está chovendo também, gostoso para ficar em casa etudando, mas espero que por aí se mantenha bom o tempo, para que aproveite ao máximo. Essas fotos do nascer do sol devem ter ficado incríveis também...
    Obrigada pelo pensamento positivo, eu também espero que sim, é um pedido muito especial...
    Bjs
    Sandra Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho fotografias do mergulho, só um vídeo antes de sair da agencia..., do banho de cuecas também não tenho fotografias, apenas um vídeo e esse não será publicado é claro!
      As fotografias do nascer e por do sol ficaram legais, estou tentando publicar algumas agora.

      Excluir

Olá

Por gentileza identifique-se, comentários sem identificação não serão publicados.

Obrigado
L.S.T.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...